Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Crianças


O Cantinho das Crianças

As crianças são seres de luz muito especiais, com imensas capacidades e habilidades, que partilham o seu conhecimento com os adultos, proporcionando ensinamentos constantes que são de grande ajuda em esta Nova Era. A Era da Luz, do Amor, da Cura e da mudança de consciência. Eles são grandes expertos em permitirem-se sentir desde o coração.

Em contrapartida, os adultos, temos de proporcionar-lhes as terapias alternativas, actividades e ensinamentos que eles precisam para continuar a evoluir e a crescer de forma equilibrada e harmoniosa, ajudando-os a libertar-se de padrões negativos que os impedem de mostrar a sua verdadeira essência,e geram neles transtornos tão habituais como hiperatividade, medos, deficit de atenção na escola entre outros. Para além disso, profissionais nas diversas técnicas, podem ensinar-lhes quais são as  práticas que os beneficiam no seu dia-a-dia.

O Centro de Medicina Holística desenvolve dois projectos  educativos infantís: O Clube das Estrelinhas e Ensinando uma criança a viver, onde podem encontrar actividades, historias, contos e artigos de grande qualidade para que os mais pequenos da casa desenvolvam e crescam com eles, assim como informação de interesse para os pais, educadores, profesores ou pessoas que lidam no seu dia-a-dia com crianças.

Podem encontrar todas as informações nos seguintes sites e facebooks:

http://oclubedasestrelinhas.comunidades.net/

https://www.facebook.com/Oclubedasestrelinhas

https://www.facebook.com/pages/Ensinando-uma-crian%C3%A7a-a-Viver/593538014106392

 

Para além disso, no Centro de Medicina Holística procuramos o benestar das crianças a través das terapias alternativas e holísticas e ofertando anualmente workshops para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Especialistas no tratamento de:

-Crianças e jovens com transtornos cognitivos, psico-emocionais,:

-Dificuldades de aprendizagem na escola;

-Hiperatividade

-Falta de auto-estima e auto-confiança

-Autismo

-Trissomia 21

-Alterações do sistema nervoso e transtornos depressivos

 

Entre as atividades e workshops infantís podemos destacar:

  Mandalas de Luz

Estudos científicos demonstraram que o trabalho com mandalas ajuda a curar e equilibrar: fragmentos psíquicos que foram  danificados por diferentes situações traumáticas na nossa vida, debilidades psicológicas  e transtornos de comportamento e conduta.

Para além disso podemos enumerar uma série de outros benefícios que o ato de  desenhar ou pintar mandalas, regularmente, nos traz:

  • Reforço da capacidade de concentração.
  • Favorecimento da estimulação e coordenação dos hemisférios cerebrais, potenciando assim a criatividade e a intuição.
  • Ajuda a desenvolver a flexibilidade de pensamento e de ação.
  • Reafirma as aptidões de disciplina, exatidão e precisão.
  • Relaxa de forma natural, pois a sua  pintura estimula as ondas cerebrais alfa.
  • Fomenta a iniciativa pessoal e estimula a imaginação favorecendo a livre expressão.

 Através do desenho, do uso das cores e diferentes técnicas grafo-plásticas, as crianças expressam o seu mundo interior, pensamentos, ideias, estados de ânimo e a forma como se relacionam com o mundo.

 

  Meditação   

As crianças que meditam uma ou mais vezes por semana mostram-se, segundo as conclusões dos seus próprios professores, mais tolerantes em relação aos outros e menos nervosos, o que acaba por influenciar o desempenho nas aulas e a convivência na escola. Verificam-se ainda mudanças notáveis da sua postura nas aulas e nos níveis de concentração.

A tranquilidade crescente e a capacidade para superarem o stress a que estão sujeitas, devido à imensa quantidade de atividades diárias que tem que realizar afim de aumentar os seus conhecimentos, quer sejam intelectuais, quer sejam físicos (línguas, desportos, etc…), são outras das vantagens a destacar.

A meditação ajuda a desenvolver uma boa memória pois, devido a tanta tecnologia disponível na atualidade, as crianças tem dificuldade em utilizar de forma correta a lógica.

Esta é uma variedade de práticas de treino da atenção cujo fim é desenvolver habilidades em estado latente, como a capacidade de concentração e a intuição. As práticas de meditação incluem disciplina, o que implica uma atenção treinada, perseverança e naturalidade.

A meditação é uma forma de abrir e expandir os padrões cognitivos, para permitir que os novos conhecimentos e vivências sejam digeridos e interiorizados naturalmente.

Estudos recentes mostram os vários efeitos positivos, específicos, que foram verificados em crianças que praticam a meditação regularmente:

  • As áreas cerebrais associadas à atenção, memória e processamentos sensoriais são aproximadamente 5% mais densas nas crianças que meditam em comparação com aquelas que não o fazem. 
  • A intensidade dos impulsos cerebrais, medidos pelo eletroencefalograma (EEG), associada a atividades como a atenção e a aprendizagem, também aumentou nas crianças que meditam regularmente.
  • Quanto à gestão do stress, ansiedade e problemas em conciliar o sono na infância, os estudos mostram que a prática de meditação também provou ser uma estratégia com êxito neste campo.
  • Por outro lado as crianças que meditam possuem uma melhor autoestima e conseguem gerir melhor as suas emoções.

 

Educar para uma sociedade Humana 

                                 O crescimento e o desenvolvimento começam na infância

 

Educar as crianças para serem adultos com valores e conhecimentos adequados é o maior propósito dos pais, professores, educadores e de todos aqueles que de uma forma ou outra trabalham para o desenvolvimento e o crescimento das crianças.

É dentro deste contexto que surge o projeto –“ Educar para uma sociedade Humana”- O crescimento e o desenvolvimento começam na infância. Que nasce com o propósito de mostrar aos pais a possibilidade das suas crianças obterem benefícios no dia-a-dia através da utilização e da prática do Jogo dos Anjos e dos sábios e antigos conceitos, apresentados com um ar fresco e renovado, que este encerra.

Os Anjos são seres energéticos e de luz, que existem desde o início do Planeta Terra. Estão sempre presentes na nossa vida, ao nosso lado e, mesmo que não os vejamos, eles estão sempre a cuidar de nós. Existe uma infinidade de Anjos, cada um deles tem uma ocupação e uma missão diferente, mas existe algo que todos fazem em comum: acompanhar, ajudar e guiar todos, mas sobretudo, todos aqueles que acreditam neles.

O objetivo deste jogo é que as crianças convidem os anjos a participarem na sua vida e nas suas rotinas diárias, o que é de grande utilidade para elas pois os anjos ajudam no desenvolvimento da autoestima, da confiança, da criatividade, da segurança, do amor por si próprias… Também ajudam a despertar os traços de personalidade mais favoráveis como: a bondade, a partilha, a energia de grupo, a solidariedade e a estima pelo próximo.

Este jogo traz ainda diversos outros benefícios pois ajuda a desenvolver: a concentração, a disciplina, a partilha e tomada de responsabilidades de forma saudável e consciente, entre outros.

A nível escolar os pontos benéficos são inumeráveis, mas podemos destacar: focalização da atenção, maior compreensão das matérias, maior segurança no estudo e nas próprias capacidades de aprendizagem, hábitos de rotina no estudo…

Por estes motivos é muito importante que as crianças saibam que os anjos existem, quais são as suas capacidades e habilidades, como é que elas podem beneficiar-se com eles e utilizá-los no seu dia-a-dia.

 

O início da cura com as energías

 

A energia é a força que move e aciona cada parte do nosso corpo, assim se a nossa energia se encontra num estado de equilíbrio o nosso corpo  não têm  dores nem nos sentimos tristes, desanimados, etc…

O objetivo deste workshop é ensinar as crianças a sentirem a energia, e a forma como poderão utilizá-la nos pequenos momentos do dia-a-dia…  nos tratamentos de dores de cabeça e barriga, no relaxamento, no melhoramento da concentração, etc…

Ao mesmo tempo pretendemos iniciar as crianças na aprendizagem de conceitos como os chakras… o que são, como podem ser trabalhados, o que podemos trabalhar através de cada uma das cores que tenha a energia…

Esta aprendizagem é fundamental para ajudar as crianças a aprenderem a cuidar delas próprias e dos outros, mediante a utilização de terapias alternativas que se encontram ao alcance de todos.